Home » » As 10 melhores invenções tecnológicas

As 10 melhores invenções tecnológicas

Written By Unknown on quarta-feira, 8 de maio de 2013 | 19:56

O site Live Science publicou uma lista com as dez tecnologias que, segundo eles, realmente revolucionaram o mundo.
1º.  Internet
A maioria de nós deve se lembrar de década de 90, quando era preciso primeiro ouvir aquele barulhinho do sinal do dial-up da internet discada antes de poder começar a redigir as primeiras linhas. A tecnologia por trás da web começou a entrar em vigor nos anos 80, mas não ganhou um público significativo até a criação da “world wide web”, ou o primeiro ‘www’, liberado pelo laboratório suíço CERN em 1991. E o resto, depois disso, virou história, agora documentada na própria internet.
2º.  O avião
Com as devidas desculpas aos balonistas e pára-quedistas dos tempos de 1800, mas foram os irmãos Wright que puseram o mundo sobre asas, em 1903. O feito deles é amplamente discutido, e o brasileiro Santos Dumont está entre os indicados ao posto de “pai da aviação”. Desde ajudar a ir de um continente a outro, o que agora leva algumas horas, em vez de semanas ou mesmo meses, o vôo transformou o mundo em um só – sendo isso bom em alguns aspectos ou ruim em outros.
3º. A energia nuclear
Na década de 1930, um punhado de brilhantes físicos descobriu como uma parte minúscula de átomo de urânio pode produzir energia de uma inimaginável magnitude. A descoberta levaria diretamente à bomba nuclear e à guerra, o que mudaria o mundo. Mas a energia nuclear, no entanto, não deve ser somente relacionada à destruição. Para quem ama ou odeia a idéia, é preciso reconhecer que a descoberta trouxe benefícios à ciência nuclear.
4º. A eletricidade
Ninguém tem muita certeza sobre os detalhes da história que envolve relâmpagos e raios, mas a verdade é que Benjamin Franklin fez parte da equipe que se esforçou para desvendar o mistério da eletricidade no século XVIII, juntamente com outras grandes mentes, como Thomas Edison, Tesla e Volta.
5º. O microprocessador
Era uma vez uma enorme sala, onde havia um imenso computador, cujo poder nem se compara ao de um laptop. A história hoje é diferente. Vivemos em uma época em que, graças ao microprocessador, minúsculo coração de seu desktop ou laptop e que vem em tamanhos cada vez menores, conseguimos simultaneamente diversas tarefas e com muito mais poder.

6º. O Raio-X

Imagine se você fosse contar a alguém de séculos passados que pode olhar dentro dele sem abri-lo ou cortá-lo. Você certamente seria tachado de bruxo ou mágico. É pela possibilidade de fazer isso que a tecnologia do Raio-X abriu caminho para a descoberta de doenças escondidas sob a pele.
7 º. A borracha
De repente, algo escorreu de uma árvore, como um xarope, e descobriu-se que o látex é muito importante. O produto foi encontrado pela primeira vez no Novo Mundo pelos navegadores europeus, mas se tornou uma mercadoria ainda mais quente com o advento do automóvel e hoje em dia movimenta a indústria automobilística, que consome praticamente 70% de toda a produção mundial de borracha.
8º. O ferro fundido

A Idade de Ferro começou em momentos diferentes em todo o mundo, iniciando-se por volta de 1200 a.C., e trouxe grandes mudanças para nossos dias. Tanto a agricultura como a guerra se tornaram mais fáceis com os instrumentos desenvolvidos com a utilização do ferro fundido. A disponibilidade do minério em muitas partes do mundo beneficiou e tornou independentes os assentamentos populacionais que essas ferramentas tornaram possíveis.
9º. A pólvora
Imagine o alquimista descobrindo um composto misto enquanto buscava a vida eterna e, de repente, quase morrer. Foi o que ocorreu com cientistas chineses que descobriram no século VIII o que ocorre com a combinação de enxofre, salitre e carvão. Não demorou muito tempo para que a pólvora começasse a ser usada como arma. A partir daí, então, a guerra não seria mais a mesma.
10º. O cartão magnético
É difícil imaginar fazer serviços de banco, compras ou viagens sem que se tenha em mãos um cartão de crédito. Inventada pela empresa IBM na década de 1960 para um sistema de segurança dos Estados Unidos, encomendado pelo governo, a faixa que repassa os dados criptografados sob a forma de minúsculos ímãs é agora uma das tecnologias mais universais sobre a terra.
Fonte: Redação Terra

0 comentários: